Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Plantas que ainda sobrevivem da pre-história

Viagem à pre-história: plantas estranhas ainda vivas

endo praticamente isolada do resto do mundo por um longo período, Socotra continua sendo um dos lugares mais fascinantes da Terra. Uma ilha que oferece oportunidade única e tem um grande desafio de manter a diversidade vegetal e animal. Muitos animais e plantas que vivem hoje em Socotra não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta. O alto grau de endemismo torna a ilha um lugar importante em termos de conservação da vida selvagem global.

Acredita-se que algumas das plantas e animais encontrados em Socotra são de fato antigas relíquias de uma massa de terra muito maior da que foi preservada, comprovado pelo fato de que o Maciço Haghir não foi totalmente submerso por pelo menos 135 milhões de anos . A ausência de qualquer mamífero é relatada para ser outra indicação de origem muito antiga da ilha, possivelmente do tempo anterior aos mamíferos aparecerem na Terra. O único mamífero encontrado é uma espécie de morcego.

Socotra é o lar de mais de 900 espécies de plantas, algumas das quais, em torno de 305 são endêmicas para a ilha e há, certamente, muitas espécies de plantas que ainda precisam ser descobertas. Por exemplo, segundo o Dr. Tony Miller, da Royal Botanical Garden, em Edimburgo, foram recentemente coletados os primeiros espécimes conhecidos de uma minúscula planta carnívora, que cresce em troncos de árvores húmidas das partes mais elevadas das montanhas Haggier.

Uma das mais marcantes de plantas de Socotra é a árvore do dragão (Dracaena cinnabari), Tem uma aparência estranha, guarda-chuva em forma de árvore. Sua seiva vermelha era o sangue de dragão dos antigos, procurado como uma medicina e um corante e hoje utilizado como tintas e vernizes.




Árvore dragão - (Dracaena cinnabari)

Também importante nos tempos antigos eram aloés vários, usados na área medicinal e de cosméticos. Plantas endêmicas incluem a árvore gigante suculenta Dorstenia gigas, a árvore de pepino Dendrosicyos, a romã Socotran raro, Peplis Physocalymma.






Árvore de pepino (Dorstenia gigas)

Socotra Island é a maior ilha da Terra de Sabá, cerca de 120 quilômetros de comprimento por 40 quilômetros de largura e uma população de 55.000 habitantes, com seu idioma próprio, mas eles também falam a língua árabe do Iêmen. A zona costeira é habitada por pescadores, na maioria de origem africana São habitadas por nômades de origem árabe e as montanhas da região são habitadas por nômades e descendentes de uma antiga tribo árabe do Sul falando do antigo dialeto árabe Socotri, relacionados com o dialeto Mahari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário