Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Transformando varandas em salas

Integrar área de lazer com os ambientes sociais da casa é uma tendência que ganha cada vez mais força.
Como fazer para transformar um ambiente pequeno em um local agradável e confortável? Este é um dilema vivido pelas pessoas quando o assunto é decoração de varandas, seja de casas ou de apartamentos. A transformação das residências acompanha a evolução da própria sociedade e, como legítimas representantes deste fenômeno, as varandas ganharam status de ambiente social.

Na correria do dia a dia, a praticidade de distribuir ambientes e ganhar espaço já faz parte da decoração. Os ambientes integrados e aconchegantes, que tornam a família mais próxima, é uma nova tendência não só na decoração, como também na construção de prédios e casas. Projetos que valorizam espaços amplos, sem divisórias que se comunicam para proporcionar convivência familiar são cada vez mais comuns. Cozinha com fogão em ilha, salas de jantar e de estar ocupando um só espaço são exemplos dessa integração. Um pequeno espaço gourmet tem sido muito utilizado integrado à varanda, chamado de “advanced kitchen”, uma tendência que atende aqueles que gostam de se aventurar no campo da culinária quando recebem os amigos.
O principal objetivo hoje em dia é tornar a casa um ambiente acolhedor para toda a família. Essa tendência começou a ser utilizada inicialmente na construção de Lofts. Na década de 90, os Lofts eram o aproveitamento de grandes imóveis industriais antigos, dando a eles a forma de residências. O aconchego é na verdade uma sensação alcançada através da criação de espaços de convivência.

A tendência atual é, por exemplo, de ter na sala um ambiente amplo, sem divisões, com áreas integradas à cozinha, varanda, home theater, variando conforme o interesse dos moradores. A integração de ambientes não pode ser considerada apenas uma solução para se ganhar espaço, mas também para tornar espaços grandes em aconchegantes, deixando assim, as pessoas mais próximas, sem as divisões.


A procura por móveis que se adaptem aos ambientes integrados tem aumentado muito, otimizando a área disponível. Tudo isso deve ser harmonizado por cores, materiais, acabamentos e uma bela mistura de estilos. Um bom exemplo são as banquetas, que costumam manter um pé nas cozinhas integradas e outro na sala.



Na hora de aproveitar pequenos espaços na casa, os decoradores e arquitetos recomendam sempre a máxima que diz “menos é mais”. Porém, optar por uma arrumação enxuta não significa pensar pequeno. É possível manter seu próprio estilo e objetos de estimação num ambiente com pouco espaço apenas seguindo dicas práticas. Um outro fator importante na hora de integrar ambientes diz respeito às cores. Tons escuros e papéis de parede com ilustrações grandes - mesmo estes que estão na moda, em preto e branco - dão a sensação de que o ambiente é menor, por isso não são recomendados para pequenos ambientes. Evitar exageros e fazer uma seleção do que realmente vale a pena deixar em evidência na decoração é uma boa pedida. Uma maneira simples de ampliar um espaço pequeno é valorizar a iluminação. Uma luminária bem posicionada pode fazer milagres.

Estima-se que de cada dez contratos novos de construção, oito pedem ambientes integrados. Essa tendência vem do conceito norte-americano de viver, do “family room”, em contrapartida ao estilo europeu, até então mais difundido no Brasil, de uma casa compartimentada e com ambientes menores. A escolha pela integração de ambientes atinge desde construções com metragens menores até pequenas mansões. Para delimitar os ambientes é importante o uso de pisos ou tetos diferenciados, como o gesso com alturas diferentes no teto por exemplo. Já no piso, a aplicação de materiais diferentes ou apenas com tonalidades contrastantes dá o tom na divisão.

A valorização desse espaço é crescente em apartamentos de todos os tamanhos. As construtoras já oferecem projetos com varandas de todos os tamanhos e mais versáteis, dependendo da necessidade do morador, a sacada pode se transformar em diversos ambientes: jardim, extensão da sala, espaço gourmet, spas, salas de leitura, enfim, a personalização fica a cargo do morador do apartamento. Em muitos apartamentos, ela passa a ser o centro das atenções, merecendo um projeto de ambientação adequado para torná-la mais charmosa e funcional.

Existem alguns artifícios que favorecem a integração dos ambientes, vejam alguns:

- usar o mesmo revestimento de piso, ou pelo menos a mesma tonalidade de revestimento para dar a sensação de continuidade nos ambientes internos e externo;
- nivelar o piso da varanda com o de dentro da sala, que muitas vezes chega a ter uma diferença superior a 10cm;
- se o forro da varanda permitir, usar o mesmo padrão de iluminação;
- se o condomínio permitir, remover a esquadria (portas de correr) existente entre a varanda e a sala;
- usar o mesmo tipo de persiana nas janelas da sala e no fechamento de vidro das varandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário