Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Varandas e sacadas

Pequena, mais aconchegante!
Estreita, curva ou comprida demais. Seja qual for o “defeitinho” de sua varanda, existe uma maneira de melhorá-la. Do vaso que esconde as irregularidades do ambiente aos painéis que mudam o foco de atenção, é possível transformar aquele canto perdido em um belo jardim.

Privilegiar as áreas de convívio e o bom aproveitamento dos espaços são premissas cada vez mais relevantes nos projetos contemporâneos de residências. E as varandas, que são locais apropriados para os bate-papos e momentos de relax, pedem uma decoração caprichada para abrigar seus moradores e convidados.
 É inegável que, nos últimos anos, houve um enorme aumento de interesse pela arquitetura de interiores.E refiro-me ao interesse geral, das pessoas “comuns”, que querem deixar suas casas mais bonitas, aconchegantes ou funcionais. O acesso a mais informações e a diferentes produtos dá um novo caminho ao design e aos profissionais.
Para exemplificar: inicialmente tínhamos a febre dos homes - theater em todas as casas. Agora, temos o espaço gourmet e os banheiros com tendências de spa. As adegas e charutarias também vêm tomando força no cotidiano do lar. Essa nova maneira de ver a casa transformou o modo de viver das pessoas. Fizemos do nosso lar um lugar para receber e celebrar amigos (claro que, infelizmente, influenciados também pela violência urbana).

Por ser um espaço intermediário entre a parte interna e externa da casa, o visual das varandas fica ainda mais agradável se houver plantas. Procurar o equilíbrio entre o mobiliário utilizado e as espécies apropriadas não é complicado, porém é preciso atenção na escolha das plantas que melhor se adaptam ao espaço, observando a incidência de sol e luz. Nas varandas de apartamentos, devido ao espaço reduzido, as possibilidades são menores porém não menos importantes. Plantas e decorações precisam ser adaptadas.

Uma boa ideia é cultivar ervas aromáticas em vasinhos, além de plantas de tamanho médio que possam garantir privacidade aos moradores, e que não exijam muitos cuidados para que permaneçam saudáveis. Pequenas telas, vasos de plantas fixados na parede e os mais diversos objetos podem ser bem usados e reinventados nesse ambiente de bem-estar. Se você quer dar uma nova cara à varanda da sua casa, priorize a iluminação mais cênica e trabalhe com cores âmbar. Elas podem dar o clima ideal para uma noite quente de verão.
O mobiliário de varandas também requer alguns cuidados. Móveis que não estraguem com a ação do vento, sol e chuva se encaixam bem no perfil. A dica é escolher aparadores e mesas de madeira encerada, que resistirão melhor ao tempo, assim como cadeiras e poltronas de vime. Se houver sofás, é bom providenciar capas feitas de tecidos resistentes como a sarja, que podem ser retiradas e lavadas.


A decoração é um fator muito importante para deixar a nossa casa com um ambiente mais agradável, existem muitas possibilidades em que você pode estar utilizando para decorar a sua varanda ou sacada.
Procure um bom profissional para lhe ajudar no procedimento de decoração. Casas com varandas decoradas deixam o ambiente mais ameno e confortável, são sempre vistos como atrativos, especialmente para as visitas..Além disso, abuse das plantas e dos espaços para conversação. Seus amigos vão adorar.


 Enfim, não é difícil conseguir fazer projetos em que se encaixem nas possibilidades econômicas das maiorias das famílias brasileiras. Não importa o tamanho da sua varanda, é possível torná-la perfeita para curtir o verde e ter um bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário