Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Rejuvelac de Trigo

Rejuvelac de Trigo. Como fazer?


“Todos têm o melhor médico do mundo dentro de si mesmo, basta nós o ajudarmos em seu trabalho. A força natural de cura existe, inegavelmente, e é a mais efetiva. O melhor caminho para a saúde integral é fazer de seu alimento seu remédio” – Hippocrates
rejuvelac pronto
Rejuvelac é uma bebida fermentada rica em enzimas, vitaminas (contém 8 vitaminas do complexo B, além das vitaminas E e K), minerais, lactobacilos vivos e proteínas pré-digeridas que o corpo absorve com grande facilidade.
Não se sabe quando foi descoberto provavelmente há mais de 2 mil anos, no entanto há muito esquecido. Somente na década de 80 graças às pesquisas da Dra. Ann Wigmore o rejuvelac foi redescoberto para a felicidade e saúde de nós seres humanos. Trata-se de um verdadeiro elixir para a saúde e a beleza. Seu nome é uma referência a seu efeito, visto que sendo rico em enzimas e lactobacilos, ele limpa os intestinos, melhora a qualidade da pele e até diminui rugas e flacidez!
O Rejuvelac pode ser feito a partir de diversos tipos de grãos orgânicos, o mais comum é o trigo – fácil de germinar e fermentar. Nos EUA utiliza-se muito o Centeio, no entanto, no Brasil é difícil encontrar o centeio orgânico fresco e germinável, por isso nossa melhor opção é o trigo. Outras sementes utilizadas são painço, aveia, cevada e quinua. A quinua e o painço são fáceis de encontrar no Brasil, mas orgânico só a quinua, nunca fiz rejuvelac deles, por isso desconheço o procedimento, fica para um post futuro.
IMPORTANTE: os grãos devem ser frescos e obrigatoriamente orgânicos, apenas nessas condições é assegurada uma fermentação adequada do rejuvelac.
Demora mais ou menos 4 dias para se produzir o Rejuvelac. A recomendação de consumo é de 500ml a 1 litro por dia.
PASSO-A-PASSO:
rejuvelac1 Ponha as sementes de molho em água potável por 8 a 12 hs. (Os grãos não podem ficar mais de 16 hs na água senão apodrecem) A quantidade de grãos para a quantidade de água varia, se colocar mais grãos fermentará mais rápido. Uma boa medida é 1/4 do recipiente com grãos germinados e os 3/4 restantes com água. Como os grãos dobram de tamanho após absorverem água coloque cerca de 1/8 de grãos secos para germinar.   O recipiente pode ser qualquer pote de vidro incolor (não use plástico ou metal).
rejuvelac2 Coloque uma tela na boca do recipiente e amarre com elástico ou barbante. Em lojas de tecidos vende-se o Tule, que é uma tela como da foto ao lado. Após o molho de 8-12 hs na água, drene os grãos.
rejuvelac3 E deixe o vidro inclinado e emborcado para baixo em qualquer lugar que tenha boa luminosidade mas NUNCA sol direto.Durante o processo lave de vez em quando (aproximadamente a cada 12hs).   Se o clima de sua cidade for quente lave mais vezes.
rejuvelac4
Em até 48hs (dependendo da temperatura) os grãos emitirão pequenas raízes. A partir deste estágio os grãos estão prontos para consumo ou para iniciar a fermentação do rejuvelac.
Os grãos podem ser consumidos in natura, em saladas, em sucos ou para fazer leite de germinado (basta bater os grãos com água no liquidificador e coar com tecido Voil)
rejuvelac7 

Você pode deixar os grãos enraizarem mais, pode-se produzir rejuvelac até com os grãos totalmente brotados. Vale à pena testar até encontrar o melhor rejuvelac, a seu gosto.rejuvelac8
rejuvelac5 Uma boa proporção é de 1/4 do recipiente de grãos germinados para 3/4 de água. Você pode decidir colocar mais grãos, a fermentação será mais rápida. Deixe o recipiente em local arejado, com a boca protegida por um tecido que permita a troca de ar, mas impeça a entrada de insetos
TEMPO: 24 a 48 hs, dependendo da temperatura. Você pode deixar fermentar a seu gosto, quanto mais tempo fermentando mais ácido fica. Não é aconselhado fermentar por mais de 72hs em clima frio e 48hs em clima quente, a partir de um determinado ponto o rejuvelac começa a estragar.
rejuvelac6
Se o clima estiver muito quente (acima de 30°C) adicione algumas gotas de limão no início da fermentação, a acidez impede a proliferação de microorganismos nocivos.
Após coar este 1º rejuvelac utilizando coador não metálico (por causa das enzimas) ou coador de café, retorne os grãos para o pote para fazer mais rejuvelac. Se desejar pode descartar os sedimentos, algumas pessoas o fazem por uma suposta higiene, outras o bebem misturado ao rejuvelac e outras o devolvem ao recipiente junto com os grãos, a experiência demonstra que o sedimento é inofensivo.
Utilize os mesmos grãos para fazer mais 2 rejuvelacs, desta vez deixe fermentar por menos tempo, o 2º rejuvelac fica pronto em aproximadamente 24hs e o 3º rejuvelac fermenta em apenas 12hs.
Nestes rejuvelac use a dica das gotas de limão para garantir uma fermentação adequada.
Por fim descarte os grãos.
rejuvelac de brotos de trigo
Rejuvelac feito com grãos em estágio avançado de germinação.
Como saber se o Rejuvelac ficou bom ou não?
A bebida deve ter uma aroma e sabor de fermentado, o sabor deve ser levemente azedo, ter aspecto turvo entre branco e levemente amarelo, e borbulhar, o que indica a atividade dos microorganismos benéficos que transformam açucares em outros compostos + gás carbônico (por isso a bebida é efervescente) . A bebida não deve cheirar mal como algo podre. Pessoalmente, percebo que em dias muito quentes o cheiro fica mais forte, às vezes ligeiramente estranho, mas nunca me fez mal nenhum. Colocar gotas de limão durante a fermentação evita a proliferação de microorganismos nocivos. 
Você pode também adicionar limão ao rejuvelac pronto para torná-lo mais palatável.
Posso guardar o rejuvelac?
O rejuvelac deve ser bebido à temperatura ambiente.
Você pode guardar o rejuvelac por até 4 dias na geladeira, mas sempre que for beber, retire e deixe um tempo à temperatura ambiente. 
Nunca feche completamente o recipiente, apenas cubra-o com um pano que permita troca de ar.
Rejuvelac com morango
Bebida refrescante de Morango
1 xícara de morangos frescos ou congelados
1 xícara de rejuvelac
1 colher de açucar mascavo, mel ou qualquer outro adoçante, a gosto.
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida (não guardar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário