Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Vaso de telha (passo a passo)

UM VASO FEITO DE TELHA PARA VOCÊ FAZER PASSO A PASSO.

Um cultivo em telha de cumieira


Em paisagismo é difícil estabelecer novidades, pois os aficcionados estão sempre desenvolvendo novas apresentações, novos recipientes e materiais.
A busca por elementos mais naturais e mesmo oriundos de reciclagem tem sido uma das abordagens do mundo moderno que pensa em sustentabilidade. O paisagista deverá atender à necessidade de seus clientes, fazendo o jardim personalizado, mas a oferta de um diferencial em design ganha espaço aos poucos.
Estamos trazendo aqui uma sugestão que poderá ser aproveitada não só pelos profissionais e floriculturas, mas para o jardineiro amador quer adora arrumar e enfeitar seu jardim.A nossa sugestão é um cultivo em telha de cumieira daquelas antigas. Em lojas de materiais de construção ainda se encontra à venda ou em demolições. Ela tem uma parte reta onde poderá ficar deitada e dentro faremos então nossa decoração.

Que plantas colocar numa telha?


A pergunta é: que plantas colocar?A resposta é simples: toda a planta que tiver pouca raiz.

Poderá optar por cactos, suculentas, plantas rasteiras, musguinhos. Poderemos montar um mini jardim assim, colocando-o depois em local com sol, para o caso dos cactos e suculentas.
Mas devemos alertar para o seguinte: o pouco substrato e a telha irão esquentar, então evite exposições ao sol da tarde, muito quente.

E que substrato num recipiente tão raso ?


Que tipo de substrato usa-se para este tipo de jardim? Precisamos de um leve, poroso, que não encharque, pois se usarmos xerófitas elas não precisarão de muita água e como são de pequeno porte de pouca profundidade de berço para as raízes.

O material pode ser feito de casca ou pó de coco, areia e composto orgânico. Também poderemos usar composto orgânico e perlita, como no exemplo das fotos.
Deveremos evitar adubo animal devido ao odor que desprendem, pois se levarmos este recipiente para interiores será desagradável.
A adubação é feita por adubo NPK formulação 10-10-10, diluída em água, como ensinamos já algumas vezes: 1 colher medida para 2 litros de água. Como o substrato é raso, deveremos colocar pouco líquido e adubar pelo menos uma vez ao mês.

Passo a passo da montagem do arranjo


Preparando o fundo e vedando a telha



Como a telha de cumieira tem um canal entre as paredes, a colocação de substrato poderia escorregar ao longo da telha e cair.
O truque é colar pedriscos de médio tamanho, com cola de azulejo, procurando escondê-la, já que é branca.
Este “barco” assim formado poderá reter o substrato.
Não se esquecer de deixar uns pequenos furos para drenar o excesso de regas. Fazer esta montagem e deixar secar para prosseguir.

Colocar uma camada de pedriscos pequenos ou cacos de vasos bem finos no fundo para que haja boa drenagem.
Colocar areia de construção úmida sobre os cacos e depois o substrato. Não colocar muito, já que as plantas vêm com torrão.

Distribuir as plantas, pedras e pedriscos e voilá...  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário