Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Qualidade de ar nas viagens.


Assim como no metrô, trens também ficam lotados, resultando na diminuição da qualidade do ar respirado, entre tantos outros problemas. Pensando nisso, o designer de produtos Fransesco Codice, natural de San Marino, elaborou um projeto conceitual que contará com a ajuda de plantas para manter o ar mais fresco durante as viagens.
O projeto chamado Air Train é simples e consiste em instalar jardineiras nas laterais superiores das cabines do trem. Assim, as plantas irão cooperar naturalmente para absorver o excesso de gás carbônico do ambiente e manter mais alto o nível de oxigênio disponível.
Certamente, a simples abertura das janelas auxiliaria na circulação do ar, mas o trabalho das plantas garantirá a manutenção de uma temperatura interna agradável, mesmo em dias mais quentes, sem contar que o visual ficará muito mais bonito lá dentro. Além da qualidade do ar em si, o contato com o verde já seria um estímulo à preservação ambiental.
Segundo divulgado no EcoFriend, as plantas serão acomodadas em compartimentos transparentes para que o sol possa penetrar e estimular a fotossíntese. Os compartimentos atuarão como claraboias de luz, e as plantas poderão ser vistas desde a vista exterior do trem.
A escolha das plantas utilizadas deverá seguir um critério rígido com relação a sua resistência em ambientes internos e ao odor que elas possam emitir – já que dessa forma poderiam, da mesma forma, incomodar os passageiros. O designer apenas não deixou claro como será a efetividade do sistema em viagens durante a noite, quando o ciclo de absorção das plantas é invertido e elas passam a expelir gás carbônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário