Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Horta em calhas


Fazendo uma horta na calha e fixando na parede

São tantas pessoas com mil receios sobre como e onde plantar suas hortas que adoro quando vejo uma solução diferente. A sugestão de hoje veio da americana Suzanne Forsling que plantou a horta na parede.
Uma horta na parede? Vocês estão enxergando direitinho e vou explicar como foi que isso aconteceu.
A Suzanne vive num lugar muito frio, mas muito frio mesmo. O que acontece é que a terra está sempre muito úmida e gelada e no caso dela, o espaço do quintal recebia pouco sol e tinha muitas lesmas. Como fazer pra ter uma horta?
Se você mora no sul ou em lugares frios e tem o mesmo problema que ela, vai gostar dessa dica.
Horta com calhas na parede

Percebendo que o lado da casa que recebia sol na quantidade necessária pra plantar uma horta, não dispunha de espaço suficiente pra isso, ela não teve dúvidas. Providenciou junto com o seu marido a instalação de algumas calhas plásticas diretamente na parede.

São aquelas calhas plásticas coletoras de chuva. Suzanne fez vários furos ao longo delas para que o excesso de água sempre tivesse escoamento. Providenciou terra orgânica de boa qualidade e fertilizantes apropriados para o plantio de verduras. Escolheu as sementes certas para a época e plantou.
Em pouco tempo elas brotaram e a Suzanne finalmente conseguiu ter em sua mesa suas próprias verduras, colhidas em seu quintal. Isso é um prazer enorme, e quem já brincou com terra entende o que estou dizendo. Além da altura para o manejo, que fica bem mais confortável.
Pra quem acha que as verduras não crescem nesse espaço pequeno, lembrem-se das hidropônicas, que nem terra tem. Percam o receio e façam suas experiências, e se você só tem uma parede disponível, agora não tem mais desculpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário